top of page
Foto do escritorRedação

59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia em Mauá


Na segunda-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. O dia é também uma oportunidade para destacar os resultados e, principalmente, os benefícios dos serviços de esgoto para a despoluição e garantia de água limpa em nossos rios.


Em Mauá, a BRK Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Em quase duas décadas de atuação no município, a empresa elevou de 72% para 93% o índice de coleta e afastamento de esgoto, e de 0 para 86% o índice de tratamento de esgoto no município, possibilitando uma importante evolução no processo de despoluição dos rios.


A nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, que está localizada no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. Os córregos Taboão e Itrapoã que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente; além do Córrego Bocaína que passa pela Vila Bocaína, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos, em decorrência dos avanços dos serviços de esgotamento sanitário no município.


Atualmente, 59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia em Mauá. A cidade conta com 614 quilômetros de redes e emissários de esgoto implantados, uma Estação de Tratamento de Esgoto, três tanques de tratamento e cinco estações elevatórias que bombeiam o efluente até às unidades de tratamento.


A evolução no saneamento básico de Mauá tem colocado o município em posição de destaque: a cidade tem um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da região metropolitana de São Paulo. No Ranking do Saneamento, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, em 2019, Mauá foi classificada na categoria “compromisso com a universalização”, e na edição 2020 saltou para a categoria “rumo à universalização”, conquistando 491,19 pontos.


Esses números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade. E para os próximos anos, a BRK Ambiental prevê a continuidade de investimentos em obras de ampliação e, principalmente, de modernização, garantindo melhor qualidade de vida à população e cuidado com a água dos nossos rios. “Garantir os serviços de esgoto para a população se tornou ainda mais essencial nos dias de hoje. Nossas equipes estão diariamente em campo, de forma responsável, para garantir o funcionamento dos sistemas e o efetivo tratamento do esgoto. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas pelo saneamento”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental.

Comments


ABC BRASIL NEWS.png
bottom of page