Estações de saúde foram montadas no Quarteirão da Saúde para orientar profissionais e pacientes que passaram pelo local. A Praça da Moça também foi palco de atividade para lembrar a data
Quem passou pelo Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), em Diadema, na quarta-feira (05/04) teve a oportunidade de visitar estações temáticas montadas no hall do serviço. A atividade promovida pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde/Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04) e voltada tanto para o trabalhador de saúde quanto aos usuários do QS.
A estação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizou amostras de animais sinantrópicos como mosquitos da dengue e escorpiões, alertando sobre os cuidados para evitar a presença deles em meio urbano. Mais informações sobre https://portal.diadema.sp.gov.br/vigilancia-promove-sensibilizacao-sobre-escorpioes-para-feirantes/.
A Vigilância Sanitária (VISA) apresentou informações sobre acondicionamento de alimentos na geladeira e rotulagem de alimentos. “Em grande parte, as diarréias ocorrem nas residências por conta de armazenamento inadequado de alimentos. As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre esse tema, inclusive os profissionais de saúde. Em relação à rotulagem, a equipe falou sobre quantidades de sal, açúcar e gordura em alguns alimentos para que a população tenha clareza do que consome e possa fazer as melhores escolhas”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins.
Doenças ligadas ao mundo do trabalho foi o principal tema da estação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com distribuição de folhetos informativos e orientação. Um exemplo de situação de risco para clientes e funcionários de postos de combustível é o completar do tanque após o travamento da bomba. “Muita gente desconhece essa questão, mas quando o tanque enche além do limite, a pessoa pode inalar uma quantidade maior de benzeno, que tem no combustível, e acarretar problemas de saúde, tanto para o frentista quanto para o motorista do veículo”, explicou Cristina. A coordenadora ainda aplicou Reiki, técnica integrativa, criada no Japão, que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra.
Estações sobre tuberculose e câncer de boca também foram montadas no local. A Campanha de Rastreamento de Câncer de Boca começou nesta quinta-feira (06/04). Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/campanha-de-rastreamento-de-cancer-bucal-comeca-amanha-06-04-em-todas-ubss-de-diadema/.
Na Rua
A Praça da Moça e a região central da cidade também receberam a visita das profissionais do Consultório de Rua e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real para atividade de alongamento, relaxamento e orientação. “Além do Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, a data marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Com o slogan #SaúdeParaTodos, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) elencou tópicos a serem trabalhados, como Saúde Universal, Equidade na Saúde, Funções Essenciais da Saúde Pública, Atenção Primária, Doenças não comunicáveis e Saúde Mental”, elencou Diego Lagatta, gestor do Consultório na Rua.
A equipe formada por nove agentes comunitários da saúde, dois agentes sociais do Consultório na Rua, um enfermeiro e uma fisioterapeuta abordou mais de 100 pessoas e entregou informativos sobre dengue, chikungunya, HIV, sífilis, hepatite, tuberculose e saneamento básico, explicando o papel da UBS frente a essas questões.
As demais unidades de saúde que compõem a Atenção Básica de Diadema também promoveram ações de incentivo à adoção de alimentação mais saudável e prática de atividade física ou práticas corporais ao longo da semana de forma a estimular práticas de vida mais saudáveis na população.
Saúde em Diadema
Diadema investe mais de 30% do orçamento municipal na área da Saúde, além dos 15% previstos na legislação. A rede municipal é composta por com 20 Unidades Básicas de Saúde, além de serviços como o Hospital Municipal com Pronto Socorro, Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado, Centro de Especialidades, Quarteirão da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adultos, um infantil e um relacionado a álcool e drogas, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, entre outros.
Comments