top of page
  • Foto do escritorRedação

Plataforma CapacitaTech contabiliza 30 mil acessos em quatro meses

Portal disponibiliza 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação


Plataforma que disponibiliza aproximadamente 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação, o portal CapacitaTech ultrapassou a marca de 30 mil acessos contabilizados desde o seu lançamento, em 20 de maio deste ano.

Criado pela Prefeitura de Santo André, o site concentra informações e permite acesso a oportunidades de capacitação ofertadas por 82 empresas e instituições educacionais, como a Microsoft, HP Life, Qlik, Dell, Instituto Tim, Sebrae, Senai, FGV, Udemy, Data Science Academy, IGTI, CEcyber, Google, 4 Linux, Intel, AWS e outros. O link de acesso ao CapacitaTech é https://bit.ly/capacitatech-santoandre

“Um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas mostrou um cenário alarmante na realidade do jovem brasileiro durante a pandemia. O número de jovens que não trabalham e nem estudam, com idade entre 15 e 29 anos, cresceu drasticamente, ultrapassando 30% dessa população. Diante deste panorama é fundamental que o poder público promova políticas publicas que possibilitem a capacitação em larga escala dessa fatia da população, para que então se possa oferecer novas oportunidades a esses jovens”, justificou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O secretário acrescentou ainda que, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o segmento de TI abre anualmente cerca de 70 mil novas posições no país, com uma previsão de gerar 420 mil novas contratações nos próximos cinco anos. “Enquanto muitos setores encolheram, com muitas demissões durante a pandemia, o da Tecnologia da Informação cresceu e deve permanecer em crescimento. Foi diante deste cenário que criamos o CapacitaTech, e este número de acessos mostra que estamos no caminho certo”, destacou Banzato.

A plataforma idealizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, contou com a parceria do especialista em TI&C, Jaime Linhares Laibda Júnior, responsável pela criação de um guia que concentrava dados sobre cursos disponíveis, mas feito em PDF, portanto com acesso mais limitado. Junto com a comunidade da área, os dados foram atualizados, consolidados e disponibilizados em uma plataforma abrigada no site do Parque Tecnológico de Santo André.

Dentro do leque de cursos disponíveis no CapacitaTech é possível encontrar capacitações para quem está começando, como os diversos cursos de programação para iniciantes da RBTech e o curso de programação básica HTML da Khan Academy, ou cursos de iniciação para alfabetização de dados, da Qlik. Estão disponíveis também temas avançados como treinamentos focados em soluções Fortinet, segurança e infraestrutura, treinamentos focados também em soluções AWS, curso de inteligência artificial pela Intel, blockchain, indústria 4.0 e LGPD pelo Senai. A plataforma também oferece 42 oportunidades de certificação na área de tecnologia para quem quer atestar uma especialização em determinadas tecnologias ou metodologias, incluindo um Guia de Certificações da DB1 Group.

O programa é um dos braços do Parque Tecnológico de Santo André, que é composto ainda pelo Hub de Inovação, que apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada, e pelo Bureau de Serviços, uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região.

Comentários


ABC BRASIL NEWS.png
bottom of page