Cidade também antecipou aplicação da vacina contra gripe para profissionais de saúde e idosos de 70 anos ou mais; doses são administradas por livre demanda nas 33 UBSs
A Prefeitura de São Bernardo ampliou, a partir desta quarta-feira (30/03), a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais e antecipou a imunização contra a Influenza de profissionais de Saúde e idosos com 70 anos ou mais. As doses das vacinas de ambas campanhas são administradas por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A cidade já aplicou a quarta dose contra a Covid-19 em 15.556 idosos de 70 anos ou mais, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 26% deste público. Para o prefeito Orlando Morando, a antecipação da nova faixa etária contempla os mais vulneráveis contra essa doença. “Os idosos continuam sendo as pessoas mais contaminadas pela Covid-19 e a proteção de todos eles é muito importante para nós”, destacou.
Até o dia 3 de junho, com base nas regras do Plano Estadual de Imunização (PEI), 308.430 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no município, devem ser imunizadas contra a gripe. São eles: idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano de passageiros e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a imunização contra a Influenza irá prevenir a população contra novos surtos, como o que o País atravessou em janeiro, com uma nova cepa do vírus. "A nova vacina contra a influenza é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente, e tipo B. Todos bastante agressivos, principalmente para os grupos prioritários da campanha", reforçou.
VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo mantém a estratégia de ofertar a imunização contra a Covid-19 e, a partir desta sexta-feira (25/03), também para a Influenza, por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO - O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.
INTERNAÇÕES ZERADAS - Pela primeira vez desde o começo da pandemia, a rede municipal de saúde de São Bernardo não registra nenhuma internação em leitos destinados a pacientes com a Covid-19, tanto em UTI quanto em enfermaria. “É um dia a ser comemorado. Chegamos a momentos em que tivemos até 100% de ocupação e hoje chegamos a essa marca. Os números estão caindo a cada dia e vamos continuar trabalhando para acabar de vez com essa doença”, completou o chefe do Executivo.
Comments