top of page
ABC BRASIL NEWS.png

Seminário em Diadema discute promoção de uma educação antirracista

Foto do escritor: RedaçãoRedação

II Seminário Afro Sawabona Shikoba acontece na sexta-feira (24/11), a partir das 14h, no Auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema




O II Seminário Afro Sawabona Shikoba acontece na próxima sexta-feira (24/11), a partir das 14h, no Auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema (avenida Alda, 831, no Centro). Os palestrantes do evento, aberto a todos, vão abordar o papel da escola e seus sujeitos na formação da infância, sempre com o objetivo de promover uma educação antirracista.



Os interessados em participar devem se inscrever on-line, preenchendo o formulário presente no link https://forms.gle/fZvL1E7Ruw7AFciz5.



Elly Bayó, professora mestranda, será uma das palestrantes. Ela vai falar sobre suas concepções e experiências a respeito das pretagogias e a Educação Infantil decolonial.



A professora Nínive Weza, outra palestrante, vai abordar a pesquisa que realiza sobre as cosmogonias africanas no ensino de Ciências.



Por fim, a analista de políticas públicas do Instituto Alana, Beatriz Benedito, vai trazer um panorama sobre o estudo ‘Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira’.



O seminário é mais um evento da Kizomba – Festa da Raça, ampla programação que ocorre ao longo de novembro, preparada pela Prefeitura de Diadema, para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11). Serão 33 dias de atividades em todos os bairros, trazendo como tema ‘Ancestralidade: Respeito e Resistência’.



Sawabona é um cumprimento usado no sul da África que quer dizer ‘eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim’. Em resposta a esse cumprimento, as pessoas costumam dizer shikoba, que significa ‘então eu existo para você’.



Diadema de Dandara e Piatã


Para promover uma educação antirracista, o poder público municipal executa o programa Diadema de Dandara e Piatã, que assegura a efetivação das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro brasileira e indígena na educação básica. Por meio do Dandara e Piatã, mais de 11 mil crianças do Ensino Fundamental da rede pública de Diadema têm uma hora de aula por semana sobre esses temas.

Commenti


ABC BRASIL NOVO SEM FUNDO.png
image.png
image.png
image.png

(11) 4332-6490

image.png

(11) 98577-5493

Para assistir a programação através do site, é necessária uma conexão estável de internet de, ao menos, 1MB. Para conexões móveis, é necessária uma conexão de, no mínimo, 1MB. 
Ao acessar o nosso site, você declara que lê e compreende nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.  O serviço de Streaming é fornecido por Zievo Tecnologia Ltda, sociedade limitada com sede na Av Olimpio Garcia, 430, sala 210, Bairro Eldorado, Cidade de Contagem, Estado de Minas Gerais, CEP 32315-140, inscrita no CNPJ sob nº. 13.696.831/0001-91

bottom of page